sábado, 29 de agosto de 2009

Vexame no museu

Em 1969, após voltarem da Lua, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins rodaram o mundo para comemorar o suceso da Apollo 11. Foram à Holanda, onde o embaixador americano, chamado William Middendorf, entregou uma pedra lunar trazida pelos astroanutas ao primeiro-ministro holandês Willem Drees. Drees faleceu em 1991 e a pedrfoi levada para o Rijksmuseum, um museu em Amsterdã.

(Foto: AFP/Rijksmuseum)

Mas será que a NASA abriria mão de uma pedra lunar, um material tão difícil de conseguir, só para agradar o primeiro-ministro? Foi assim que um especialista se perguntou.

Na dúvida, a Universidade de Amsterdã analisou microscópicamente a tal pedra… E descobriu que ela não era da Lua! Era apenas madeira petrificada!

Detalhe: o seguro da “pedra lunar” tinha ficado na casa dos R$ 135 mil!

E agora? A culpa é de quem? Middendorf, pelo menos, não se lembra de nada!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Da Terra à Lua

Atenção, galera do Vale do Paraíba! Se você gosta de Astronomia, vem aí um encontro que você não pode perder!
É "Da Terra à Lua", uma palestra sobre a História da Astronáutica. Estarei na Câmara Municipal de Taubaté (endereço abaixo) falando sobre as primeiras viagens espaciais e quero ver todo mundo lá!


Não precisa ser nerd para entender a conquista do espaço! Se você é de Taubaté, convide colegas e venha. Se quiser, converse com o diretor da sua escola sobre a possibilidade de virem ao evento. Qualquer dúvida, podem me contatar: claudio.oliveira@ufo.com.br

Título: "Da Terra à Lua"
Palestrante: Edu Oliveira, astrônomo amador
Data: 11/09/2009 (sex), 19h
Local: Câmara Municipal de Taubaté (Av. Prof, Walter Thaumaturgo, 208 - Jd. das Nações - Taubaté, SP)

Confira o endereço da Câmara no Google Maps:

Exibir mapa ampliado

Se o mapa falhar, veja-o no Blog do Astrônomo, no Orkut ou no Sonico.

domingo, 16 de agosto de 2009

Apresentação

Olá! Está no ar o BLOG DO ASTRÔNOMO V2.0. Seja bem vindo!

(Se você ainda não conhece o Blog do Astrônomo, clique
aqui para visitá-lo.)

O objetivo deste novo blog é abordar a Astronomia de uma maneira "menos formal" do que no Blog no Live Spaces. Criei o BdA em 16/11/2006, com o objetivo de divulgar a Astronomia, principalmente aos jovens na idade escolar. Porém, percebi recentemente que a maioria das pessoas que o acessava era composta por professores, estudantes universitários... Geralmente, acima dos 30 anos.

A solução que encontrei para atrair mais jovens foi um blog com uma carinha menos séria. Como não queria abandonar o trabalho original (pois estava rendendo frutos) decidi elaborar outro blog. Embora estejam em diferentes endereços na internet, os dois blogs são simultâneos, estão ligados.

Confira abaixo o vídeo de divulgação do novo blog.



Em breve começam as postagens! Aguarde!!!

Agradeço seu acesso desde já!

Edu Oliveira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...