quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aeronave hipersônica falha em teste

A famosa Lockheed Martin desenvolveu o Hypersonic Technology Vehicle 2 (HTV-2), um planador não tripulado para voos na alta atmosfera a 20 vezes a velocidade do som (Mach 20, 20.921 km/h).

Concepção artística do HTV-2 (Foto via R7)

Classificado pelas forças armadas dos EUA como revolucionário, o HTV-2 foi testado na semana passada. Ele decolou em um foguete Minotaur IV da base de Vanderberg, Califórnia, para um voo de 30 minutos no qual alcançaria sua velocidade máxima e terminaria caindo no Pacífico.

O contato com o planador foi perdido nove minutos depois de sua separação do foguete. Segundo Johanna Spangenberg Jones, porta-voz do DARPA, a agência de pesquisas do Pentágono, "um exame preliminar dos dados indica que o HTV-2 teve êxito em voar na atmosfera a uma velocidade superior a Mach 20, mas depois o contato foi perdido".

Pois é… Não foi desta vez, mas valeu a intenção.

E o Mach 20!

sábado, 24 de abril de 2010

NASA divulga imagens inéditas do Solar Dynamics Observatory

Nesta quarta-feira, a NASA liberou as primeiras imagens feitas pelo SDO (Solar Dynamics Observatory, Observatório de Dinâmica Solar).

Imagem feita em 30/03/2010 no comprimento do ultravioleta; áreas vermelhas são mais frias do que azuis e verdes (Foto: NASA)

Explosão solar captada pela SDO (Foto: NASA)

O SDO foi lançado em fevereiro deste ano para entender melhor como os fenômenos solares afetam a vida na Terra. Grandes erupções de partículas carregadas e emissões de radiação intensa podem interferir no funcionamento de satélites, sistemas de comunicação, além de significar um risco à saúde de astronautas.

A sonda de US$ 800 milhões deve fornecer dados importantes para uma prevenção mais precisa dos fenômenos solares. O aparelho fotografa o Sol com uma resolução dez vezes maior do que a de uma câmera de alta definição e possui quatro telescópios. Também conta com instrumentos para medir a força magnética na superfície e a energia ultravioleta liberada pela estrela. A sonda deve operar por mais cinco anos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

NASA divulga imagens para comemorar o 20º aniversário do Hubble

A NASA divulgou imagens históricas do Telescópio Espacial Hubble para comemorar os 20 anos de seu lançamento. Clique aqui para ver uma galeria na FolhaOnline.

A imagem abaixo mostra uma pequena parte de Eta Carina. Uma nuvem de poeira, hidrogênio e plasma onde estrelas se formam freneticamente.

Parte de Eta Carina em foto feita pelo Hubble (Foto via R7)

sábado, 17 de abril de 2010

WISE registra imagem da constelação Cassiopeia

A NASA apresentou hoje uma foto tirada pela WISE mostrando as constelações Cassiopeia e Perseu. A formação da estrela IC 1795 pode ser vista no canto infeiror direito.

Imagem feita pela sonda WISE divulgada pela NASA (Foto via R7)

Em fotografias comuns, a maior parte da imagem é escura e não se pode ver muitas estrelas por causa da poeira. Como a sonda fotografa em infravermelho, consegue captar os pontos brilhantes.

Os pontos azuis representam as luzes das estrelas. Já os verdes e vermelhos identificam a parte quente da poeira.

As estrelas que aparecem em formação estão a 6 mil anos-luz da Terra e surgiram há alguns milhões de anos.

Essas constelações cobrem uma área de céu maior que 12 luas cheias.

Visita à EMCA

Nesta quarta-feira, dia 14, estive em uma que minha escola fez à Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA), na minha cidade, Taubaté (SP).

"Globeleza" no galpão da EMCA (Foto: Victor Sebastiany)

A EMCA forma mecânicos aeronáuticos seguindo padrões internacionais. Apenas duas outras instituições brasileiras fazem isso.

O Cel. (R) Lacerda e Eduardo Oliveira (Foto: Sabrina Gianelli)

O Cel. da Reserva José F. de Lacerda Machado, diretor da escola, nos apresentou suas instalações.

Confira o site da EMCA para saber mais.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Meteoro risca o céu americano

A imagem abaixo foi feita por uma câmera no telhado de uma universidade em Madison, Wisconsin. O clarão é um meteoro que também foi visto riscando o céu de Iowa, Missouri e Illinois.

(Foto: AP)

Segundo autoridades, o clarão apareceu pouco depois das 22h (hora local) de ontem.

Logo em seguida, milhares de relatos surgiram nas redes sociais. Muita gente ficou assustada.

Vários internautas filmaram e colocaram na internet.

Assista a um vídeo da FolhaOnline com imagens do clarão.

Não se sabe de crateras ou danos materiais.

Obama falou no KSC: Landing on Mars will come…

Hoje, Obama visitou o Centro Espacial Kenedy (KSC). Ele fez um discurso apresentando os novos rumos da NASA.Tais rumos incluiríam missões tripuladas a asteroides para meados da década de 2030.

"Um pouso em Marte virá", afirmou. "Tenho toda a intenção de viver para vê-lo." "Ninguém está mais comprometido que eu com as missões espaciais tripuladas", destacou.

Ele também anunciou o projeto de um grande foguete para levar astronauta além da órbita da Terra seria decidido em 2015.

Obama em visita ao Centro Espacial Kennedy (Foto: NASA)

Ele também falou sobre a Lua. Clique no link abaixo e veja mais.

"Obama fala no KSC", BdA, 15/04/2010

Probleminhas na ISS

Problema #1: O novo tanque de amônia

Anteontem, Rick Mastracchio e Clayton Anderson, a bordo do Discovery, acoplado à ISS (Estação Espacial Internacional), completaram a instalação de um novo tanque de amonia para a refrigeração da ISS. Ontem, uma válvula do tanque apresentou problemas.

Os controladores em Houston estão tentando resolver a situação olucionar o problema e até chegaram a considerar uma caminhada espacial.

Hoje, eles descartaram essa necessidade e inrormaram que a Estação aguneta um tempo nessas condições.

 

Problema #2: O cargueiro

O pessoal do Discovery se esforçou horrores hoje para tentar resolver um problema no sistema de trancamento de um cargueiro. O problema não deixou os astronautas removerem o compartimento.

O comandante Alan Poindexter disse ao Controle de Missão que ele e sua tripulação ficariam até tarde no batente para desacoplar o cargueiro da ISS e ligá-lo ao Discovery.

Talvez o prazo se estenda até sexta, mas isso não deve interferir nas outras tarefas.

Cheio de lixo e equipamento velho, o carqueiro deve voltar à Terra no Discovery para que seja descarregado e possa ser levado de volta em setembro, no último voo de um ônibus espacial.

terça-feira, 13 de abril de 2010

A última AEV da STS-131

Rick Mastracchio e Clayton Anderson fizeram hoje a última caminhada espacial da missão STS-131 do Discovery na Estação Espacial Internacional (ISS).

Eles saíram da Estação às 4h11 e retornaram às 9h54, ficando cerca de seis horas e meia no espaço.

A tarefa dos astronautas foi terminar a substituição de um tanque de amoníaco por outro, transferir um adaptador do módulo Columbus ao compartimento de carga do Discovery e montar uma nova câmara no exterior da Estação e uma extensão no sistema que ajuda os astronautas a se deslocarem em torno deste.

Mastracchio durante a terceira e última AEV da missão (Foto: NASA TV)

Foi a 6ª atividade extra-veicular (AEV) da dupla, a 143ª da ISS e o 332ª na História. (A primeira AEV foi realizada em 18 de março de 1965 pelo soviético Alexey Leonov na nave Voskhod-2.)

 

* Horários de Brasília!

domingo, 11 de abril de 2010

STS-131: EVA2

Rick Mastracchio e Clayton Anderson, astronautas na missão do Discovery à Estação Espacial Internacional (ISS), realizaram neste domingo a segunda caminhada espacial da missão.

Discovery, fotografado a partir da ISS (Foto via G1)

Eles deixaram a Estação às 3h30 (de Brasília) e só retornaram sete horas e msia depois. O objetivo principal das atividades extra-veiculares (AEVs ou EVAs) desta missão substituir um tanque de amoníaco da ISS.

Discovery, fotografado a partir da ISS (Foto via R7)

sábado, 10 de abril de 2010

'Palavra' de abril

Neste mês, o Hubble completa duas décadas na órbita da Terra. A "Palavra do editor" traz a história do telescópio antes do lançamento.

Clique na imagem abaixo e confira "Hubble, 20 anos em órbita"!

HUB20

Veja também a de maio de 2009: "Olhos no céu"

Primeira caminhada espacial da STS-131

Rick Mastracchio e Clayton Anderson realizaram nesta sexta-feira a primeira caminhada da missão STS-131 do Discovery na Estação Espacial Internacional (ISS).

Eles deixaram a câmara de descompressão às 2h41 (de Brasília) e trabalhararm no exterior da plataforma orbital durante 6 horas e 27 minutos. A atividade extra-veicular (AEV) terminou às 8h58 (de Brasília).

Mastracchio e Anderson durante AEV (Foto: NASA, Reuters)

O objetivo principal foi substituir um tanque de amoníaco. Mastracchio e Anderson desligaram as mangueiras do velho e desprenderam o novo do compartimento de carga do Discovery. Ele foi posicionado com a ajuda de um braço robótico operado por astronautas Jim Dutton e Stéphanie Wilson, dentro da Estação. Depois, Mastracchio e Clayton o fixaram.

O velho tanque será trazido à Terra no Discovery, cujo retorno está previsto para as 9h29 (de Brasília) de domingo, dia 18 de abril.

Durante a AEV, os astronautas retiraram resultados de experimentos japoneses colocadas em missões anteriores e ajustaram um giroscópio na viga principal da Estação.

 

"Astronautas fazem primeira caminhada espacial da STS-131", 10/04/2010

NASA faz fotos de Marte com ajuda de internautas

A NASA divulgou as primeiras fotografias de alta definição de locais em Marte sugeridos por internautas feitas pela câmera mais sofisticada da sonda MRO (Mars Reconaissance Orbiter, Orbitador de Reconhecimento de Marte). As imagens foram feitas pela "câmera do povo", apelido dado pela NASA à HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment, Experimento Científico de Imageamento em Alta Resolução).

Topografia próximo ao morro Zephyria Tholus, sugerida pela blogueira Emily Lakdawalla (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

A interatividade faz parte do HiWish, projeto lançado pela agência em janeiro. O projeto (clique aqui para ver e sugerir) permite que internautas indiquem locais no planeta para serem captados pela HiRISE. Para escolher, eles têm acesso a mapas de Marte e imagens de baixa definição feitas por outras câmeras da NASA.

Região de Deuteronilus Mensae (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

Os cientistas algumas das sugestões, de acordo com a relevância científica e com a posição da nave. Até o momento, já foram recebidas mais de mil sugestões.

Confira a galeria da BBC

"Algumas pessoas gostam de trens em miniatura ou de encenações de batalhas da Guerra Civil. O meu negócio é explorar Marte", diz James Secosky, um professor aposentado no Estado de Nova York, que teve uma das suas imagens selecionadas.

Dunas nos vales Samara (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

A HiRISE é um dos seis instrumentos a bordo da MRO e é operada pela Universidade do Arizona. Desde 2006, a HiRISE já fez 13 mil imagens de Marte, cobrindo dezenas de quilômetros quadrados. Porém, apenas 1% da superfície do planeta foi fotografada.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Hubble fotografa M66

O Telescópio Espacial Hubble registrou uma galáxia que tem uma estrutura bem estranha, com "braços" assimétricos e centro deslocado. Essa forma bastante incomum é causada pela gravidade de outras duas galáxias próximas. Juntas, as três formam o Trio do Leão.

M66 em imagem feita pelo Hubble (Foto via R7)

A galáxia "torta", M66, está a 35 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Leão. Com 100 mil anos-luz de diâmetro, ela é maior do trio. Ela tem braços em formato de espiral que ao mesmo tempo são assimétricos, o que é quase exclusivo. Usualmente, nuvens densas de gás, poeira e estrelas recém-nascidas rodeiam o centro de forma simétrica. Não é o caso da M66.

Segundo astrônomos, isso ocorre porque a M66 foi distorcida pela força gravitacional das outras duas – M65 e NGC 3628.

Como se não bastasse, a M66 ainda tem um outro recorde. Já teve três supérnovas desde 1989 – a última em 2009.

Discovery chega à ISS

O ônibus espacial Discovery, se acoplou às 4h44 (de Brasília) desta quarta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS). Viajam na nave: o comandante Alan Poindexter, o piloto Jim utton, os especialistas de missão Rick Mastracchio, Clayton Anderson, Stéphanie Wilson, Doroty Metcalf-Lindenburger e Naoko Yamazaki.

Anteriormente, a Estação estava tripulada apenas pelo comandante russo Oleg Kotov, o engenheiro de bordo japonês Soichi Noguchi e o astronauta da NASA Timothy Creamer, que foram para lá no final de dezembro.

No domingo passado, os russos Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko e a americana Tracy Caldwell Dyson chegaram à ISS a bordo da nave russa Soyuz TMA-18.

Agora, pela primeira vez, quatro mulheres estão ao mesmo tempo na ISS. Apenas em duas ocasiões anteriores, em 1991 e em 1999, três mulheres coincidiram no espaço.

terça-feira, 6 de abril de 2010

WISE fotografa Nebulosa Alma

A imagem a seguir foi divulgada na segunda-feira pela NASA.

Mosaico da nebulosa Alama feita pela WISE (Foto: AFP PHOTO/HO/NASA/JPL-CALTECH/UCLA)

É um mosaico feitas pela sonda WISE da nebulosa Alma. Ela fica a cerca de 6.500 anos-luz da Terra na constelação Cassiopeia.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Go STS-131!

O Discovery decolou hoje cedo (7h21 de Brasília) do Kennedy Space Center rumo à ISS, a Estação Espacial Internacional. A acoplagem está prevista para quarta-feira.

Lançamento do STS-131 (Foto: Gary I. Rothstein / EFE)

Reportagem da GoboNews sobre o Lançamento

Sete astronautas participam da missão: o comandante Alan Poindexter, o piloto Jim Dutton e os especialistas Rick Mastracchio, Clay Anderson, Dorothy Metcalf-Lindenburger, Stephanie Wilson e a japonesa Naoko Yamazaki.

Tripulação do STS-131 (Foto: Gary I. Rothstein / EFE)

A missão STS-131 deve durar 13 dias. Os astronautas levam à ISS o Leonard, um módulo multifuncional logístico cheio de equipamentos científicos para os laboratórios a bordo da Estação, 1,8 ton de equipamentos e provisões para os ocupantes da ISS, um sistema de pesquisa de atrofia muscular que permitirá aos astronautas determinar a força de seus músculos quando estão no espaço e os ajudará a realizar exercícios ao redor de seis articulações e decidir medidas para impedir sua atrofia.

além disso, a missão também testará um novo avanço tecnológico da área espacial: um sistema de purificação de água tão bom que o líquido poderá ser usado até em injeções intravenosas.

Há três caminhadas espaciais planejadas, que incluem os trabalhos de substituir um tanque de amônia, recuperar um experimento japonês no exterior da Estação e lidar com um giroscópio (equipamento que mede orientação da nave).

Rastro de luz dos motoes do Discovery mostram seu caminho aparente no céu (Foto: Jon Bahr / EFE)

"Discovery decola rumo à ISS", BdA, 05/04/2010

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...