sábado, 29 de maio de 2010

55 cancri e completa órbita em menos de 18 horas

O exoplaneta 55 cancri e orbita a estrela SWEEPS-10, parecida com o Sol, e foi descoberto há anos. Até agora acreditava-se que ele demorava três anos para orbitar a estrela. Uma nova análise mostra que, na realidade, ele leva apenas 17 horas e 41 minutos.

É isso mesmo. Ele dá a volta ao redor da estrela em menos de 18 horas!

Se você acha muito rápido, saiba que há indícios de que outro planeta no mesmo sistema possa completar uma órbita em um tempo ainda menor, mas sua existência ainda não foi confirmada.

Segundo pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica em Cambridge, em Massachusetts, falhas em observações podem ter levado a conclusões erradas sobre a órbita do 55 cancri e.

Se um planeta pudesse completar uma volta ao redor do Sol a uma distância equivalente ao raio solar sem queimar, esse planeta levaria três horas para completá-la.

Planetas orbitando astros mais compactos, como anãs brancas, pulsares e buracos negros, podem completar órbitas em tempos mais curtos, pois podem se aproximar mais desses objetos. Porém, não há confirmação de planetas orbitando anãs brancas e buracos negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...