quarta-feira, 23 de junho de 2010

Possível queda de meteorito no interior do Rio

Uma pedra encontrada no quintal de uma propriedade rural na cidade de Varre-Sai, noroeste do Estado do Rio pode ser um meteorito. Pelo menos, essa é a conclusão de uma análise preliminar feita por astrônomos e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Nesta quarta-feira, eles voltaram à cidade em busca de mais indícios de meteoritos para a elaboração de um estudo.

De acordo com a assessoria de imprensa de Varre-Sai, o meteorito foi achado no último domingo por um produtor rural. Suspeita-se que a pedra tenha caído do céu no sábado. A assessoria disse ainda que o Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, recebeu ligações de moradores dizendo que viram um meteoro no final da tarde de sábado.

O possível meteorito tem 12 cm de diâmetro e 600 g. Segundo o Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos dos Goytacazes, não havia relatos de queda de meteoritos no país há 19 anos.

Hubble clica N11

Uma nova foto do Telescópio Espacial Hubble está entre as mais detalhadas imagens já obtidas de uma nebulosa. O equipamento registrou N11, na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia-satélite da Via-Láctea.

N11 em nova fotografia pelo Hubble (Foto: Jesús Maíz Apellániz, Instituto de Astrofísica de Andalucía) / NASA / ESA)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ISS fotografa auroras austrais

As famosas auroras se dão pela interação entre o vento solar (correntes de partículas eletricamente carregadas, íons, emitidas pelo Sol) e moléculas de gás existentes na atmosfera da Terra. Quando as partículas de vento solar atingem a magnetosfera (campo magnético) terrestre, são guiadas para os polos, onde se encontram com moléculas de gás nas regiões altas da atmosfera. É, então, emitida uma forte luz, que pode ser vista a olho nu.

A foto abaixo foi tirada pela Expedition 23, da ISS, em 29 de maio. O complexo orbital estava 350 km acima da superfície do Oceano Índico. Por se tratar de uma aurora do polo sul, se chama austral.Aurora austral fotografada a partir da ISS em 29/05/2010 (Foto: NASA)

No começo deste mês, o astronauta japonês Soichi Noguchi voltou para a Terra depois de uma temporada na ISS. Ele costumava mandar via Twitter incríveis imagens feitas por ele no espaço. Pelo que parece, Noguchi ganhou um substituto: o norte-americano Douglas H. Wheelock, que chegou à ISS na quinta-feira. 

Ontem, Wheelock mostrou aos internautas o nascer do Sol e, depois, publicou a imagem abaixo, uma "obra de arte de tirar o fôlego": outra aurora austral.

O perfil de Wheelock no Twitter é Astro_Wheels.

Foto de aurora austral, publicada no Twitter em 20/06/2010 por Douglas Eheelock, na ISS (Foto via R7)

Coroa Solar FM

Cientistas da Universidade se Sheffield, Reino Unido, analisaram imagens de satélite com sofisticadas teorias matemáticas e conseguiram captar os sons harmônicos na coroa solar (a atmosfera do Sol, a milhões de graus Celsius) resultantes da atividade da estrela.

Os pesquisadores analisaram estruturas chamadas anéis coronais, fluxos magnéticos em forma de arco que chegam a ter 100 mil quilômetros de comprimento. Eles mudam periodicamente em movimentos oscilatórios, como o movimento de uma corda de violão após o toque dos dedos. Por causa desse movimento, determinado pelo ambiente ao redor das estruturas, a coroa é constantemente tomada por esses sons.

Os sons foram captados conforme o comprimento, tensão e oscilação dos arcos. Parte da "orquestra solar" foi publicado no YouTube pela universidade. Confira abaixo:

A pesquisa ajudará a entender como funciona a coroa solar, já que a "música do Sol" também é influenciada pelo material que circunda os anéis coronais.

sábado, 19 de junho de 2010

Seu rosto no espaço

A NASA lançou a campanha "Face in Space" para quem quiser "participar" de missões espaciais. Basta entrar no site oficial da campanha, se cadastrar e mandar uma foto do seu rosto para integrar uma das missões espaciais da NASA.

Esta é a primeira vez que o público é convidado a enviar seu retrato ao espaço. Porém, é longa a tradição de espaçonaves levarem toques pessoais. Por exemplo: missões com ônibus espaciais levam assinaturas de alunos do Ensino Fundamental para o espaço desde 1997.

Vulcão em ilha do Pacífico é fotografado por satélite

Nesta quarta, o satélite Earth Observing-1 (EO-1), da NASA, fotografou o vulcão Manam, a 13 km da costa de Papua-Nova Guiné.

Vulcão Manam, fotografado pelo EO-1 em 16/06/2010 Foto: Michon Scott / Jesse Allen, EO-1 Nasa - CC atr v. 2.0 genérico)

Bela imagem!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hayabusa retorna à Terra

Uma cápsula com o tamanho de uma bola de basquete e 18kg pousou neste domingo na Austrália. Ela pertencia à sonda japonesa Hayabusa, lançada em 2003 para colher amostras do asteroide Itokawa em 2005.

Cápsula da sonda Hayabusa no sul da Austrália (Foto: JAXA / AFP)

A sonda teve vários problemas técnicos que atrasaram seu retorno, inicialmente previsto para 2007.

A Hayabusa desprendeu a cápsula com amostras três horas antes do pouso e se fragmentou na atmosfera. O compartimento foi enviado de avião para o Japão ainda fechado.

É a primeira vez que uma sonda retorna à Terra após pousar em um asteroide.

A JAXA (NASA japonesa) entrou com um pedido de entrada da Hayabusa no Guinness Book. "Estamos buscando seu reconhecimento como a primeira sonda que pousou em e retornou de um corpo celeste que não seja a Lua e que completou a mais longa viagem espacial realizada até hoje", disse um funcionário da agência.

 

"Hayabusa retorna à Terra", BdA, 16/06/2010

As asas de Ikaros

A sonda japonesa Ikaros foi lançada em 20 de maio rumo a Vênus. Ela carrega uma tecnologia nova: 200m² de velas solares. A pressão dos fótons emitidos pelo Sol empurra as velas da sonda e a acelera. Assim, a nave não precisa carregar combustível. Os japoneses também irão tentar mudar a direção da sonda alterando o ângulo das velas.

Quando as velas se abriram, uma pequena câmera foi ejetada. Ela tirou uma foto e a enviou para a sonda, que a mandou para a Terra.

Ikaros com painéis abertos (Foto: JAXA)

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Foguete privado Falcon 9 decola em teste

O Falcon 9, desenvolvido pela empresa SpaceX, decolou às 15h48 (de Brasília) de hoje do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Lançamento do Falcon 9 (Foto: KSC Mobile Command / divulgação)

A separação entre o primeiro e o segundo estágios do foguete ocorreu com sucesso. No topo, o Falcon 9, de 54,9m, caregava a cápsula Dragon, com 3,6m e capacidade para 4 pessoas ou carga.

A decolagem do Falcon 9 é vista como crucial para o desenvolvimento de naves comerciais que possam transportar carga e astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).

O lançamento ocorre em um momento em que o presidente americano, Barack Obama, tenta convencer um Congresso muito reticente de que foi certa sua decisão de anular o Constellation, programa que planejava a volta dos americanos à Lua em 2010 e o desenvolviemtno de um substituto para o ônibus espacial.

Soyuz TMA-17 retorna da ISS com três tripulantes

O comandante russo Oleg Kotov e os engenheiros de voo T.J. Creamer, americano, e Soichi Noguchi, japonês, retornaram da Estação Espacial Internacional, onde ficaram 163 dias.

A nave russa Soyuz TMA-17aterissou no Cazaquistão às 1h25 de quarta-feira (de Brasília).

Soyuz TMA-17 aciona foguetes para reduzir a velocidade de queda pouco antes de pousar (Foto: Bill Ingalls, NASA)

Com o acesso direto à internet, Noguchi postava fotos da Terra vista do espaço por meio do Twitpic, integrado ao Twitter. Já Creamer foi responsável pelo primeiro tweet direto do espaço, em 22 de janeiro.

'Palavra' de junho: 'Starchild: o filho das estrelas (?)'

Minha abordagem sobre alguns temas relacionados à Ufologia na seção "Palavra do editor", do BdA, continua. Este mês, mostro o caso do famoso – e estranho – crânio Starchild.

O crânio infantil masculino possui cerca de 900 anos e muitas características incomuns. Clique na imagem a baixo e confira o post.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...