segunda-feira, 21 de junho de 2010

ISS fotografa auroras austrais

As famosas auroras se dão pela interação entre o vento solar (correntes de partículas eletricamente carregadas, íons, emitidas pelo Sol) e moléculas de gás existentes na atmosfera da Terra. Quando as partículas de vento solar atingem a magnetosfera (campo magnético) terrestre, são guiadas para os polos, onde se encontram com moléculas de gás nas regiões altas da atmosfera. É, então, emitida uma forte luz, que pode ser vista a olho nu.

A foto abaixo foi tirada pela Expedition 23, da ISS, em 29 de maio. O complexo orbital estava 350 km acima da superfície do Oceano Índico. Por se tratar de uma aurora do polo sul, se chama austral.Aurora austral fotografada a partir da ISS em 29/05/2010 (Foto: NASA)

No começo deste mês, o astronauta japonês Soichi Noguchi voltou para a Terra depois de uma temporada na ISS. Ele costumava mandar via Twitter incríveis imagens feitas por ele no espaço. Pelo que parece, Noguchi ganhou um substituto: o norte-americano Douglas H. Wheelock, que chegou à ISS na quinta-feira. 

Ontem, Wheelock mostrou aos internautas o nascer do Sol e, depois, publicou a imagem abaixo, uma "obra de arte de tirar o fôlego": outra aurora austral.

O perfil de Wheelock no Twitter é Astro_Wheels.

Foto de aurora austral, publicada no Twitter em 20/06/2010 por Douglas Eheelock, na ISS (Foto via R7)

Um comentário:

  1. Olá,maravilhosas essas fotos como é lindo.Parabéns pela postagem.Obrigado.Paz e Alegria
    Caio Augusto

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...