quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2010lt: supernova é descoberta por menina de 10 anos

No último domingo, Kathryn Aurora Gray, que vive em Fredericton, Canadá trabalhava com seu pai Paul Gray, astrônomo amador, e examinava na tela de um computador imagens de galáxias distantes captadas por um telescópio. Ela acabou descobrindo uma supernova e tornando-se a pessoa mais jovem a fazer este tipo de achado!

Kathryn Gray posa ao lado do telescópio da família (Foto: AP)

As fotos haviam sido enviadas para seu pai, que a ajudou a fazer a descoberta, descartando que se tratasse de um asteroide e verificando a lista de supernovas já conhecidas.

"Estou muito empolgada. É uma ótima sensação", disse a menina. "É fantástico que alguém tão jovem demonstre paixão pela astronomia. Que descoberta incrível", disse Deborah Thompson, da Sociedade Real de Astronomia do Canadá (RASC).

Supernovas são explosões de estrelas que podem brilhar até mais do que a galáxia por alguns momentos. Para identificá-las, é preciso observar imagens antigas de campos estelares e compará-las com novas. A supernova se revela como um ponto mais brilhante que estrelas comuns, podendo ser vista por um telescópio simples.

A descoberta, registrada como 2010lt, foi rapidamente confirmada por dois astrônomos amadores, o americano Brian Tieman e o canadense Jack Newton, e depois comunicada ao escritório central da União Astronômica Internacional. 2010lt está localizada na galáxia UGC 3378, a cerca de 240 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Girafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...