segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Brasil agora é membro do ESO!

Isso mesmo! O Brasil agora faz parte do Observatório Europeu do Sul, vulgo ESO.

No dia 29, em Brasília, Sérgio Rezende, então ministro de Ciência e Tecnologia, e Tim de Zeeuw, diretor geral do ESO, assinaram um acordo para pesquisa astronômica no hemisfério sul.

Diretor geral do ESO Tim de Zeeuw e ministro Sergio Rezende assinam acordo (Foto: Paulo Aguiar / MCT)

Na cerimônia de assinatura, Rezende afirmou que o acesso a ferramentas mais modernas será bom para as pesquisas brasileiras. "A ESO é uma organização multilateral que até agora só tinha como membros os países europeus. A entidade é proprietária das melhores instalações de astronomia do mundo."

O convênio custará cerca de R$ 555 milhões em 11 anos e permite que o Brasil participe da construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT) – um telescópio de 42m que deve ser construído no Chile e ser inaugurado em 2021. O país também deve participar de outros dois projetos principais do ESO: o Giant Magellan Telescope (GMT) e o Thirty Meter Telescope (TMT).

O Brasil é o primeiro país não-europeu a participar do ESO. A instituição conta com 14 nações européias e tem orçamento anual de € 135 milhões.

2 comentários:

  1. qeria saber como vc fez esse negocio do twitter bessa janelinha se me responder obrigado, meu blog segue o seu

    ResponderExcluir
  2. É muito simples! No seu Twitter, clique em "Settings". No submenu, clique em "Profile". Clique no link abaixo do campo "Web", "(You can also add Twitter to your site here)". No menu do canto esquerdo, escolha "My Website" e, em seguida, clique em "Profile Widget". Customize o Widget e clique em "Finish & Grab Code".
    Você pode selecionar e copiar o HTML ou clicar em "Add to Blogger". Se escolher a segunda opção, preencha os campos e cique em "Adicionar Widget".
    Se escolher a segunda, vá ao painel da sua conta no Blogger e clique em "Design". Clique em "Adicionar um Gadget" e escolha "HTML/JavaScript". No menu do novo gadget, coloque um título, se quiser, e cole o HTML q copiou do Twitter. Não se esqueça de salvar!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...