Em 28 de janeiro, por volta da 1h local, uma bola de luz foi filmada sobrevoando a Esplanada das Mesquitas de Jerusalém. Os vídeos foram parar no YouTube e tiveram milhões de acessos. As imagens dividem opiniões: alguns acham que são falsos, outros acreditam que são reais.
A luz desce lentamente sobre a Esplanada, sobrevoa por cerca de dez segundos a dourada Cúpula da Rocha, dispara um flash e sobe em altíssima velocidade. Após seu desaparecimento, pode-se perceber uma série de luzes vermelhas piscando em círculo.
"Entregamos os dois vídeos a um laboratório e não queremos nos pronunciar sobre a veracidade do material até que tenhamos os resultados", declarou porta-voz de uma associação israelense de pesquisa de OVNIs. Segundo ele "as imagens foram feitas de diferentes pontos da cidade por duas pessoas desconhecidas e que não têm qualquer relação".
Alguns estudiosos desses fenômenos acreditam que chegou a haver um "contato", já que seres desconhecidos teriam enviado um "raio comunicador" com uma mensagem cifrada aos terráqueos.
"Recebemos muitas ligações. O fato gerou muito nervosismo, alguns têm medo, outros estão eufóricos. Três pessoas confirmaram que também avistaram o OVNI, embora não o tenham filmado", garantiu o especialista.
O primeiro vídeo foi gravado a partir de Armon Hanatziv,ao sul de Jerusalém, por Elyigal Gedaliyovich, um fotógrafo israelense de 42 anos que passeava com um amigo para registrar imagens de um projeto no qual está trabalhando. Quando foi surpreendido pelas luzes do OVNI, se apressou para ligar a câmera e registrar o que via.
No vídeo, nota-se sua voz de surpresa. "O que é essa luz? Está proibido voar ali. Será que é um helicóptero militar?" Seu amigo respondeu que parecia "uma bola de luz" e que o objeto estava "descendo".
Gedaliyovich, que afirma já ter visto OVNIs no passado, embora não os tenha conseguido registrar, diz que está "claro que existem OVNIs, mas em Israel ninguém presta atenção".
Bola de luz filmada por Elyigal Gedaliyovich em Jerusalém, em 28/01/2011 (Vídeo via YouTube)
Trechos das imagens feitas por Gedaliyovich em maiores detalhes (Vídeo via YouTube)
O segundo vídeo foi gravado por turistas estadunidenses com um telefone celular mais perto da Esplanada das Mesquitas e nele é possível ouvir suas vozes, que identificaram o objeto como uma nave com seres de outro mundo.
Bola de luz filmada por turistas em Jerusalém, em 28/01/2011 (Vídeo via YouTube)
O porta-voz da associação de pesquisa ufológica declarou que "se as imagens não são reais a verdade é que a falsificação é perfeita e, se são verdadeiras, então se trata de um fato muito importante pelo lugar exato onde ocorreu", apesar de ainda não se saber o que isso poderia significar.
Posteriormente, foram publicados vários outros vídeos sobre a aparição. Alguns tentam demonstrar a manipulação das imagens dos dois primeiros, mostrando, por exemplo, a exagerada intensidade do brilho e a falta de reflexos. Outros, tentam corroborar o avistamento – e foram tachadas de "claramente falsos" por boa parte dos internautas.