sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

'Eu vou fazer um leilão…'

Atenção, colecionadores de artefatos espaciais/históricos!

Dia 12 de abril é o 50º aniversário da primeira viagem espacial tripulada, a do soviético Yuri Gagarin. Uma das comemorações será o leilão da cápsula Vostok 3KA-2, semelhante à de Gagarin e que foi utilizada no último teste antes de seu voo, em 25 e março de 1961. À bordo estavam um cão chamado Zvezdochka (Estrelinha) e um boneco de forma humana. Sem problemas, a cápsula completou a órbita e pousou com a ajuda de um paraquedas.

A cápsula Vostok 3KA-2 (Foto: AFP)

A nave foi avaliada entre US$ 2 e 10 milhões.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Durma bem!

Se você assistiu ao filme "2001 – Uma Odisseia no Espaço", deve se lembrar desta imagem:

Cena do Filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick (1968) (Foto via Flick)

E não é que hibernar pode ser um jeito do corpo resistir a uma longa viagem espacial?

Cientistas da Universidade do Alasca pesquisaram a hibernação dos ursos negros e descobriram que eles reduzem sua temperatura corporal em cinco ou seis graus durante o período e sua atividade metabólica desacelera em 75%. Normalmente, os processos químicos e biológicos de um organismo se desaceleram em 50% por cada 10 graus de redução da temperatura corporal.

Durante a hibernação, os ursos passam de cinco a sete meses sem comer, beber, urinar ou defecar, respirando apenas uma ou duas vezes por minuto, sendo que seu coração se desacelera entre as respirações.

Além disso, os cientistas descobriram que a atividade metabólica dos ursos continuou em níveis mais baixos várias semanas após o fim da hibernação.

Segundo um dos pesquisadores, "uma rápida redução da atividade metabólica das vítimas de um derrame cerebral ou de um ataque cardíaco poderia deixar o paciente em um estado estável e protegido, o que daria aos médicos mais tempo para tratá-lo".

OVNI em Jerusalém?

Em 28 de janeiro, por volta da 1h local, uma bola de luz foi filmada sobrevoando a Esplanada das Mesquitas de Jerusalém. Os vídeos foram parar no YouTube e tiveram milhões de acessos. As imagens dividem opiniões: alguns acham que são falsos, outros acreditam que são reais.

A luz desce lentamente sobre a Esplanada, sobrevoa por cerca de dez segundos a dourada Cúpula da Rocha, dispara um flash e sobe em altíssima velocidade. Após seu desaparecimento, pode-se perceber uma série de luzes vermelhas piscando em círculo.

"Entregamos os dois vídeos a um laboratório e não queremos nos pronunciar sobre a veracidade do material até que tenhamos os resultados", declarou porta-voz de uma associação israelense de pesquisa de OVNIs. Segundo ele "as imagens foram feitas de diferentes pontos da cidade por duas pessoas desconhecidas e que não têm qualquer relação".

Alguns estudiosos desses fenômenos acreditam que chegou a haver um "contato", já que seres desconhecidos teriam enviado um "raio comunicador" com uma mensagem cifrada aos terráqueos.

"Recebemos muitas ligações. O fato gerou muito nervosismo, alguns têm medo, outros estão eufóricos. Três pessoas confirmaram que também avistaram o OVNI, embora não o tenham filmado", garantiu o especialista.

O primeiro vídeo foi gravado a partir de Armon Hanatziv,ao sul de Jerusalém, por Elyigal Gedaliyovich, um fotógrafo israelense de 42 anos que passeava com um amigo para registrar imagens de um projeto no qual está trabalhando. Quando foi surpreendido pelas luzes do OVNI, se apressou para ligar a câmera e registrar o que via.

No vídeo, nota-se sua voz de surpresa. "O que é essa luz? Está proibido voar ali. Será que é um helicóptero militar?"  Seu amigo respondeu que parecia "uma bola de luz" e que o objeto estava "descendo".

Gedaliyovich, que afirma já ter visto OVNIs no passado, embora não os tenha conseguido registrar, diz que está "claro que existem OVNIs, mas em Israel ninguém presta atenção".

Bola de luz filmada por Elyigal Gedaliyovich em Jerusalém, em 28/01/2011 (Vídeo via YouTube)
Trechos das imagens feitas por Gedaliyovich em maiores detalhes (Vídeo via YouTube)

O segundo vídeo foi gravado por turistas estadunidenses com um telefone celular mais perto da Esplanada das Mesquitas e nele é possível ouvir suas vozes, que identificaram o objeto como uma nave com seres de outro mundo.

Bola de luz filmada por turistas em Jerusalém, em 28/01/2011 (Vídeo via YouTube)

O porta-voz da associação de pesquisa ufológica declarou que "se as imagens não são reais a verdade é que a falsificação é perfeita e, se são verdadeiras, então se trata de um fato muito importante pelo lugar exato onde ocorreu", apesar de ainda não se saber o que isso poderia significar.

Posteriormente, foram publicados vários outros vídeos sobre a aparição. Alguns tentam demonstrar a manipulação das imagens dos dois primeiros, mostrando, por exemplo, a exagerada intensidade do brilho e a falta de reflexos. Outros, tentam corroborar o avistamento – e foram tachadas de "claramente falsos" por boa parte dos internautas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Alienígenas do Passado", History Channel

Em janeiro, foi postado no BdA o documentário "Alienígenas do Passado", do History Channel. O documentário fez tanto sucesso que foi transformado em série – a primeira temporada também já chegou ao BdA!

As produções abordam a Teoria dos Astronautas Antigos, na qual a cultura de nossos ancestrais foi influenciada por seres extraterrestres. O documentário mostra evidências e entrevistas com cientistas, pesquisadores e historiadores, autores de livros, PhDs, palestrantes e investigadores que defendem um ponto de vista "ignorado" pela ciência "mainstream".

Poderiam nossos ancestrais realmente terem sido visitados por seres de outro planeta? De onde vieram? O que queriam? Por que partiram? Foram mesmo embora? Quem eram? Poderiam ser seres humanos viajando no tempo a partir de um futuro distante? Quais são as provas?

Assista:

Ancient Aliens

Ancient Aliens, primeira temporada

O documentário e cada episódio da primeira temporada têm uma hora e meia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...