quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O anel gigante de Saturno

Pesquisadores da NASA descobriram recentemente que o planeta Saturno possui um anel tão grande que poderia abrigar 1 bilhão de Terras em seu diâmetro.

A parte mais densa deste anel começa a 6 milhões de quilômetros do planeta e termina uns 12 milhões de quilômetros depois. A altura do halo é 20 vezes maior do que o diâmetro do nosso planeta.

Ou seja: É UM ANEL MUITO GRANDE!

Concepção artística do anel gigante em torno de Saturno; planeta empliado no detalhe (Foto: NASA/JPL-Caltech/Keck)

Anne Verbiscer, astrônoma da Universidade da Virgínia em Charlottesville o definiu como "superdimensionado". Ela é uma das autoras de um artigo sobre a descoberta publicado na revista "Nature".  De acordo com ela, se este anel fosse visível da Terra, o veríamos com a largura de duas luas cheias com Saturno no meio. 

Anne e seus colegas usaram uma câmera de infravermelho do telescópio espacial Spitzer para examinar uma parte do espaço dentro da órbita de Febe, uma das luas de Saturno.

Segundo ela, o anel é praticamente invisível para telescópios comuns por ser formado por uma fina camada de gelo e partículas de poeira bem difusas. "As partículas estão tão distantes umas das outras que mesmo se você ficasse em pé em cima do anel, não o veria", disse Anne. 

Os cientistas acreditam que Febe contribuiu com o material para a formação do anel ao ser atingida por cometas.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta ajudará a a entender Japeto, outra lua de Saturno. Ela foi descoberta pelo astrônomo Giovanni Cassini em 1671, que percebeu que ela tinha um lado claro e outro bastante escuro, como o yin-yang.

O anel orbita a 27 graus de inclinação do eixo do principal e mais visível anel de Saturno, gira na mesma direção de Febe e na direção oposta a Japeto e às outras luas e anéis de Saturno. Com isso, o material do anel colide constantemente com a misteriosa lua, "como uma mosca contra uma janela".

Um comentário:

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...