quarta-feira, 21 de outubro de 2009

NASA quer lançar protótipo do Ares 1 semana que vem

O protótipo do foguete que a NASA quer usar para voltar à Lua na próxima década já está na plataforma de lançamento. Ele deve ser lançado em Cabo Canaveral (lógico) semana que vem.

A agência pretende aposentar o Space Shuttle (Ônibus Espacial) no ano que vem. Este novo foguete (com uns cem metros de altura) deve ser seu substituto, mas só deve fazer um voo tripulado em 2016.

O foguete se chama Ares 1. Como ele ainda está em fase de testes, se adiciona um “X” ao fim do nome do protótipo.

O lançamento de teste deve ocorrer a partir da próxima terça-feira. O Ares 1-X deve chegar a uma altitude de cerca de 40 km. O voo servirá para que seja feita uma análise dos conceitos básicos do projeto e um levantamento de dados de engenharia. O custo do lançamento do Ares 1-X foi avaliado em US$ 350 milhões (cerca de R$ 600 milhões).

Trent Smith, engenheiro do projeto lembra: "É um foguete alto; já se passaram mais de três décadas desde a última construção de um foguete tão alto, o Saturn V". Ele explicou que há mais de 700 sensores no Ares 1-X.

A metade de cima do protótipo é falsa. em seu lugar, deve ficar a cápsula com a tripulação e o mecanismo de saída de emergência. O protótipo leva simuladores projetados para reproduzir a forma e o peso desses itens.

Quando a metade de baixo do foguete se separar da outra metade, todos os elementos retornarão à Terra. A metade de baixo cairá de paraquedas no Atlântico e será recuperada para a inspeção dos engenheiros da NASA. A outra parte deve ser destruída no impacto com a água.

Esta é uma hora decisiva para o program espacial americano.

Barack Obama convocou um painel de especialistas em maio para analisar os planos do país e suas prioridades. O grupo foi liderado por Norm Augustine, ex-presidente da Lockheed Martin. Um relatório final deve ser entregue à Casa Branca nesta semana.

O relatório poderia levar ao cancelamento do projeto envolvendo o Ares, levando a NASA a optar por outras formas para levar os astronautas ao espaço.

A “nova visão para a exploração espacial” da NASA requer dois novos foguetes, o Ares 1 para lançamento de tripulação, e o Ares 5, que pode colocar em órbita o equipamento necessário para que uma cápsula tripulada possa viajar para a “Lua, Marte ou além”. No entanto, tudo ainda está sob análise, e muitos analistas do setor esperam que os planos de desenvolvimento para o Ares sofram muitas mudanças se de fato forem implementados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...