segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Calor?

Cientistas do Brookheaven National Laboratory, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, conseguiram produzir a temperatura mais ala da Histórias dos laboratórios.

4.000.000.000.000°C

Isso mesmo: quatro trilhões de graus Celsius.

Quente o suficiente para transformar a matéria no tipo de sopa que existiu milionésimos de segundos depois do Big Bang.

Eles usaram um acelerador de partículas gigante em Nova York para fazer íons de ouro baterem uns contra os outros produzindo explosões ultra-quentes que duraram apenas milésimos de segundos. Foi suficiente para dar aos físicos assunto para anos de estudo que podem ajudar a entender por que e como o Universo foi formado.

"Essa temperatura é alta o suficiente para derreter prótons e nêutrons", disse Steven Vigdor, do Brookhaven, em uma entrevista coletiva num encontro da Sociedade Americana de Física, em Washington, hoje. Essas partículas formam átomos mas são formadas por componentes menores: quarks e glúons.

Agora, os cientistas estão caçando minúsculas irregularidades capazes de explicar por que a matéria se acumulou nessa sopa quente primordial.

Eles também esperam usar suas descobertas em aplicações mais práticas (como a "spintrônica", cujo objetivo é peças de computador menores, mais rápidas e mais potentes).

Eles usaram o Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC), um acelerador de partículas com 3,8 km de comprimento a 4 metros abaixo do chão em Upton, em NY, para fazer o experimento.

O RHIC
(Foto: Brookhaven National Lab. / divulgação)

"O RHIC foi projetado para criar matéria nas temperaturas encontradas inicialmente no universo antigo", disse Vigdor. Eles calculam que a temperatura de 4 trilhões de graus esteja muito próxima disso.


Para dar uma ideia do que ela representa, o centro do Sol está a 15 milhões de graus, o ferro derrete a 1.800 graus e a temperatura média do Universo é atualmente de 2,7 grau acima do zero absoluto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...