terça-feira, 5 de outubro de 2010

Por que algumas auroras 'piscam'?

Caso você esteja no Alasca, no norte do Canadá ou na Rússia, pouco antes do amanhecer conseguirá ver um leve brilho esbranquiçado da aurora boreal. Depois de olhar por alguns minutos, as luzes começam a piscar, como se alguém estivesse brincando com o interruptor de luz. É uma aurora pulsante, formada por luzes que piscam a cada cinco a 40 segundos.

Aurora boreal (Foto via R7) 

Há décadas, cientistas tentam explicar este fenômeno.

Agora, Yukitoshi Nishimura, da Universidade da Califórnia, cientistas da NASA, cinco aeronaves e um pequeno exército de câmeras apontado para o céu descobriram que a energia é provocada pelo campo magnético da Terra.

Quando partículas carregadas do Sol se aproximam da Terra, o campo as captura e as direciona para os polos. São criadas explosões de energia eletromagnética chamadas ondas siblilantes.

Nishimura e o grupo Themis, da NASA, descobriram que essas ondas aparecem em intervalos regulares nos mesmos lugares na forma de manchas de luz. Quanto mais fortes as ondas, mais brilhante a luz.

Cálculos mostraram que essas ondas interagem com elétrons do campo magnético, fazendo-os cair na atmosfera criando um show com as luzes da aurora, da mesma forma que um tubo de raios catódicos criava imagens na tela de um velho aparelho de TV.

 

Saiba mais: "Pesquisadores descobrem por que algumas auroras 'piscam'", BdA, 05/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...