sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Amador irlandês descobre supernova

Mais uma prova da importância dos "amadores" para a ciência!!!

Em 17 de setembro, uma supernova ocorrida há 300 milhões de anos – foi descoberta por um astrônomo amador em um observatório improvisado no terraço de sua casa, em Dublin, na Irlanda. David Grennan, 39, já estava indo para a cama quando viu a explosão em seu telescópio. Ele comparou imagens da mesma região do céu tiradas em agosto e setembro e notou uma mancha preta nas últimas imagens, que não estavam lá antes.

Segundo Grennan, a força da supernova deve ser equivalente a 100 milhões de Terras explodindo ao mesmo tempo. Ela deve ficar visível ao telescópio durante dois ou três meses antes que desapareça.

Ele trabalha como desenvolvedor de software da CIÉ, uma empresa estatal de transporte irlandesa, mas gasta seu tempo observando estrelas, um hobby que ele tem desde os cinco anos.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, nesta ontem, Grennan disse que comprou seu primeiro telescópio novinho em folha em 1991 e que foi melhorando seus equipamentos ao longo dos anos, até construir seu observatório em 2005.

David Grennan e sua mulher, Carol, no observatório caseiro que ele montou no terraço de sua casa, em Dublin, na Irlanda (Foto via R7)

Ele disse que comprou a maior parte dos instrumentos em uma loja do tipo "faça você mesmo" e montou o observatório em dois meses e que ganhou um telhado retrátil para que ele possa se proteger da chuva. Grennan costuma se dedicar duas noites por semana ao hobby, com Carol, sua mulher, que o ajuda a encontrar imagens interessantes.

Há dois anos, ele descobriu um asteroide de três metros de largura.

Que tal tornar-se um descobridor antes do próximo nascer do sol?

 

"Astrônomo amador descobre supernova", BdA, 08/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...