sábado, 20 de março de 2010

NASA descobre "camarão" sob quase 200 metros de gelo

A NASA descobriu dois seres vivos em plena escuridão a quase 200 metros sob a camada de gelo da Antártida. A descoberta dá força à discussão sobre as condições nas quais a vida pode se desenvolver.

A agência disse ter encontrado um Lyssianasid amphipod, um crustáceo semelhante a um camarão, com uns 8 cm. Além disso, a NASA encontrou o que parecia ser o tentáculo de uma água-viva, de cerca de 30 cm.

Uma equipe introduziu uma pequena câmera através da espessa camada de gelo e a fez descer. A cerca de 190 m, os pesquisadores detectaram o crustáceo que, apesar de seu pequeno tamanho, rompe os princípios estabelecidos até hoje sobre as condições extremas nas quais pode haver vida.

Até agora, cientistas acreditavam que apenas alguns poucos micróbios eram capazes de viver nessas condições. A descoberta da NASA pode motivar expedições na busca de vida a locais até agora descartados no espaço, como planetas ou luas congeladas. Robert Bindschadler, pesquisador da agência que apresentou o vídeo da descoberta na reunião desta quarta-feira da União Americana de Geofísica, em Baltimore, diz que a equipe trabalhava com a ideia de que não ia encontrar nada.

"É um camarão que você gostaria de ter no prato", brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...