A nave russa Soyuz com astronauta americano Jeffrey Williams e o cosmonauta russo Maxim Suraiev pousou nesta quinta-feira a 60km da cidade de Arkalyk (oeste do Cazaquistão) às 08h25 de Brasília.
A aterrissagem foi acompanhada por diversas equipes de resgate com o apoio de 12 helicópteros militares e três aviões e não hove nenhum problema.
Os dois astronautas estavam a bordo da ISS (International Space Station, Estação Espacial Internacional) há seis meses. Eles decolaram em 30/09/2009 acompanhados do milionário canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil. Este retornou à Terra alguns dias depois.
Foi a primeira viagem do russo e a terceira do americano (que voou com Marcos Pontes em 2006). Durante a permanência na ISS, Surayev publicou cem posts em seu blog no site da agência espacial russa, Roscosmos, narrando a vida a bordo da plataforma e respondendo a perguntas dos leitores.
Três homens continuam a bordo da ISS, a cerca de 400 km da Terra. A tripulação aumentará para seis tripulantes em 4 de abril, quando três novos integrantes – os russos Alexander Skvortsov e Mikhail Korniyenko e a norte-americana Tracy Caldwell Dyson – chegarão à ISS em outra Soyuz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!