quarta-feira, 24 de março de 2010

Astrônomo amador inglês flagra cometa se despedaçando com telescópio on-line no Havaí

O astrônomo amador Nick Holmes, usando um telescópio no Havaí, capturou imagens de um cometa se despedaçando. Detalhe: Holmes estava na região de Wiltshire (Inglaterra).

Ele controlou o telescópio remotamente através do Faulkes Telescope Project, um projeto da universidade britânica de Cardiff que permite que pessoas em qualquer parte do mundo acessem o aparelho via internet.

"Isso mostra o que é possível ", disse Paul Roche, coordenador do projeto.

Divisão de cometa registrada por Nick Holmes (Foto: BBC Brasil)

O projeto foi criado pela faculdade de Física e Astronomia da universidade para ajudar crianças a estudar ciências. O projeto oferece acesso a telescópios na ilha de Mauí (Havaí) e no observatório de Siding Spring (Austrália).

Com ajuda do telescópio de US$ 10 mi, o amador capturou, no dia 18, seis imagens que mostram o pedaço de gelo enorme que se separou do núcleo do cometa C2007 C3.

Um segundo grupo de imagens obtidas no dia seguinte mostrou que o novo fragmento ainda seguia o cometa.

"Como o núcleo do cometa tem geralmente dezenas de quilômetros, o fragmento provavelmente é do tamanho de uma montanha, e vai acabar se tornando um pequeno cometa, na medida em que ele for se separando do cometa que o originou", disse Roche.

Espera-se agora que astrônomos profissionais sigam a descoberta usando instrumentos como o Telescópio Espacial Hubble.

"Nós esperamos envolver escolas na observação de cometas nas próximas semanas, para que possamos ver o que acontece com esse novo fragmento", disse Paul Roche.

Ele espera que a descoberta entusiasme outros astrônomos a usarem o telescópio para pesquisa e para ajudar com novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...