terça-feira, 2 de março de 2010

Terremoto no Chile pode ter mudado eixo da Terra e encurtado dias

No sábado, dai 27, um terremoto sacudiu 80% do Chile e deixou centenas de mortos. O tremor atingiu a magnitude 8,8 na escala Richter. Segundo Richard Gross, do JPL/NASA (Califórnia), o abalo encurtou o período de rotação da Terra.

A análise preliminar calcula algo próximo de 1,26 microssegundos (milionésimos de segundo). Portanto, é pouco provável que as pessoas lamentem ter menos tempo a partir de agora.

Gross e seus colegas calcularam também que a rotação foi alterada porque o eixo de massa da Terra se moveu. A alteração do eixo de rotação é estimada em 2,7 miliarcsegundos – por volta de 8 cm ou 3".

É em torno desse eixo é que a massa do planeta se equilibra em relação ao Sol. Os cientistas não se referem ao eixo Norte-Sul, que tem uma diferença de uns 10 metros.

Gross teve a cautela de ponderar que seus números provavelmente vão mudar à medida que os dados sobre o tremor forem refinados.

Gross também usou o modelo para estimar as consequências do terremoto de magnitude 9,1 na região do oceano Índico, em 2004. Este terremoto teria encurtado o período de rotação em 6,8 microssegundos e alterado o eixo da Terra em 2,32 miliarcsegundos (aprox. 7 cm, ou 2,76").

Segundo o cientista, o terremoto chileno, menor do que o asiático, causou uma alteração maior por dois motivos. O primeiro é a latitude inferior onde ocorreu, que facilita alterações no eixo do planeta. (O de 2004 ocorreu próximo à linha do Equador.) O segundo é que a falha subterrânea responsável pelo terremoto chileno possui um ângulo mais abrupto, fazendo-o mais efetivo em mover a massa da Terra verticalmente, e também em alterar o eixo da Terra.

Leia mais no BdA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...