segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Usinas nucleares para a Lua e Marte?

Isso mesmo!

Ontem, no encontro anual da Sociedade Americana de Química, em Denver, foi anunciado que as primeiras usinas nucleares para futuras bases na Lua e em Marte – e onde mais os humanos fossem por os pés – já estão a caminho!

James Werner, diretor do Laboratório Nacional de Idaho, do Departamento de Energia, e sua equipe devem finalizar uma demonstração da tecnologia no início de 2012. O projeto é feito em conjunto pelo Departamento de Energia e a NASA.

Segundo Werner, as novas tecnologias de fissão  para a aplicação de energia a esse tipo de superfícies são muito diferentes das aplicadas a usinas nucleares na Terra, que necessitam de grandes espaços por suas dimensões e suas grandes estruturas, como torres de refrigeração.

"As pessoas nunca reconheceriam o sistema de energia de fissão (em Marte ou na Lua) como um reator de energia nuclear", afirmou. O cientista explicou que o sistema poderia ter aproximadamente 30,5 cm de largura por 61 cm de altura, "aproximadamente o tamanho de uma mala de mão" e não necessitaria de torres de refrigeração.

Segundo Werner, "um sistema de energia de fissão é uma unidade compacta, confiável e segura, que pode ser fundamental para a criação de bases em outros planetas". Até agora combustível e painéis solares foram os pilares para a geração de eletricidade para missões espaciais, mas apesar da energia solar funcionar bem nas órbitas terrestres, os especialistas garantem que a energia nuclear oferece algumas características únicas.

"A maior diferença entre os reatores de energia solar e nuclear é que os reatores nucleares podem gerar energia em qualquer ambiente", disse Werner. "A tecnologia de fissão nuclear não depende da luz solar, por isso é capaz de produzir grandes quantidades constantes de energia durante a noite ou em entornos hostis, como os da Lua e Marte", afirmou.

Como exemplo, ele indicou que um sistema de energia de fissão na Lua poderia gerar 40 kW ou mais, aproximadamente a quantidade de energia necessária para alimentar oito casas na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...