Uma esfera metálica com pouco mais de 30 kg e cerca de um metro de diâmetro caiu na zona rural de Anapurus, MA, na quarta-feira. Apesar de ter caído próximo a uma casa, ninguém ficou ferido.
Reportagem exibida na edição de 23/02/2012 do "Jornal da Globo"
Os moradores contam que viram uma bola de fogo caindo, em seguida, ouviram os estrondos. Foram procurar nas redondezas e encontraram o objeto com pelo menos três partes amassadas.
Algo parecido aconteceu a 300 quilômetros dalí, em Tufilândia: um objeto que parece uma placa de metal ficou cravado numa árvore.
Acionados pelos moradores, policiais militares recolheram a esfera e a levaram para uma delegacia. Eles contataram a Aeronáutica, que deve retirá-la de Anapurus entre hoje e amanhã e levá-lo para São Luís. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que o caso será apurado.
Apesar dos rumores dos moradores sobre invasão alienígena e fim do mundo, provavelmente trata-se de lixo espacial – parte de algum satélite ou estágio de foguete.
Para Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a esfera pertencia a foguete Ariane 4, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA) na Guiana Francesa.
Ele consultou a base de dados do Centro de Estudos de Reentrada de Lixo Orbital e verificou que o objeto estava para cair em um local e área compatíveis.
Rojas comunicou a reentrada ao centro, que já contatou a ESA. O grupo agora pede mais informações, como o horário exato e a latitude e longitude da queda.
"O procedimento correto é chamar as autoridades locais e consultar um especialista para identificar o objeto", disse Rojas. "É importante fornecer os dados precisos da reentrada porque isso ajuda a previsão de futuras quedas de lixo espacial."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!