sábado, 27 de agosto de 2011

'Palavra': Die Glocke

Depois de um bom tempo sem postar, coloquei no BdA uma "Palavra do Editor" sobre um dispositivo que considero como sendo um dos mais incríveis – e bizarros – já construídos.

Sabe-se que os nazistas tentaram construir aeronaves em formato de disco. O objeto em questão, à primeira vista, pode parecer o projeto de uma aeronave não tripulada. Mas não se engane.

O Sino (em alemão, Die Glocke) está na lista de superarmas de Hitler (Wunderwaffe). Seu projeto era tão secreto, que até hoje não ficou claro se Hitler tinha conhecimento dele ou não.

O objeto é descrito como tendo a forma de um sino – daí seu nome –, feito de um metal duro e pesado, com 2,75 m de diâmetro e de 3,65 a 4,6 m de altura. O Sino conteria dois cilindros que giravam ao contrário um do outro e estariam cheios de uma substância parecida com mercúrio de cor violeta. O líquido metálico era chamado de Xerum 525 e era cuidadosamente armazenado em uma "garrafa térmica" fina com um metro de altura forrada com 3 cm de chumbo. Outras substâncias seriam empregadas nos experimentos e eram chamadas de "metais leves" (Leichtmetall), como peróxidos de tório e berílio.

Quando era operado, era acionado por apenas um ou dois minutos por consumir muita energia e pelos efeitos eletromagnéticos e radioativos. Vários cientistas morreram em sua primeira operação. Em testes subsequentes, plantas e animais como ratos foram expostos ao Sino e se decompuseram em forma de uma gosma escura sem apresentar a putrefação normal em questão de minutos ou horas após a exposição.

Durante os testes, o Sino emitia um brilho azul e o pessoal era mantido de a 150 ou 200 metros do Sino, protegidos por toneladas de rochas. Os técnicos mais próximos disseram sentir um gosto metálico na boca enquanto o aparelho estava ligado. A câmara na qual o dispositivo era testado era revestida com blocos de cerâmica e camadas de borracha. A borracha era retirada e queimada após cada teste e a câmara era lavada com salmoura por prisioneiros de campos de concentração próximos.

Não preciso dizer que é necessário um estômago um pouco forte para conhecer a história. E vou avisando: se você quer saber qual era a função do Sino, também é preciso mente aberta!

Clique na imagem abaixo e confira o post no BdA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...