sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Devolve!

Em 1971, Edgar Mitchell, durante a missão Apollo XIV, tornou-se foi o sexto astronauta a pisar na Lua. Em fevereiro deste ano, a NASA celebrou o 40° aniversário do lançamento da missão, que deixou na memória a imagem do primeiro astronauta da história a jogar golfe na superfície lunar.

Recentemente, Mitchell tentou vender num leilão uma câmera usada na missão. O equipamento era propriedade da NASA, de acordo com a instituição, que afirmou que ela nunca foi doada para Mitchell.

Câmera utilizada por Mitchell durante sua missão à Lua (Foto: AP)

"Todo o aparato usado durante as operações da NASA permanece como propriedade da NASA, a menos que explicitamente seja entregue a outra pessoa", afirma a agência no processo.

O advogado de Mitchell, Donald Jacobson, argumentou que a agência espacial deu a câmera a Mitchell como presente após quarenta anos da missão.

O equipamento, que seria leiloado pela casa Bonhams de Londres, foi avaliado entre US$ 60 mil e US$ 80 mil. A casa de leilões, no entanto, suspendeu a venda até a conclusão do processo.

Nesta sexta-feira, Mitchell fez um acordo com a Promotoria da Flórida.

Mitchell concordou em renunciar a qualquer reivindicação sobre o aparelho e o devolverá à NASA, que encaminhará o equipamento ao Museu Nacional do Ar e do Espaço, em Washington.

As duas partes pagarão as despesas legais para encerrar o processo, embora o acordo alcançado só será assinado por um juiz nos próximos dias.

Alan Shepard na Lua; imagem feita por Edgar Mitchell (Foto: NASA)

Mitchell se tornou famoso também no meio ufológico. Ele admitiu o acobertamento de avistamentos de estranhas naves durante as missões espaciais da NASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...