segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Usinas nucleares para a Lua e Marte?

Isso mesmo!

Ontem, no encontro anual da Sociedade Americana de Química, em Denver, foi anunciado que as primeiras usinas nucleares para futuras bases na Lua e em Marte – e onde mais os humanos fossem por os pés – já estão a caminho!

James Werner, diretor do Laboratório Nacional de Idaho, do Departamento de Energia, e sua equipe devem finalizar uma demonstração da tecnologia no início de 2012. O projeto é feito em conjunto pelo Departamento de Energia e a NASA.

Segundo Werner, as novas tecnologias de fissão  para a aplicação de energia a esse tipo de superfícies são muito diferentes das aplicadas a usinas nucleares na Terra, que necessitam de grandes espaços por suas dimensões e suas grandes estruturas, como torres de refrigeração.

"As pessoas nunca reconheceriam o sistema de energia de fissão (em Marte ou na Lua) como um reator de energia nuclear", afirmou. O cientista explicou que o sistema poderia ter aproximadamente 30,5 cm de largura por 61 cm de altura, "aproximadamente o tamanho de uma mala de mão" e não necessitaria de torres de refrigeração.

Segundo Werner, "um sistema de energia de fissão é uma unidade compacta, confiável e segura, que pode ser fundamental para a criação de bases em outros planetas". Até agora combustível e painéis solares foram os pilares para a geração de eletricidade para missões espaciais, mas apesar da energia solar funcionar bem nas órbitas terrestres, os especialistas garantem que a energia nuclear oferece algumas características únicas.

"A maior diferença entre os reatores de energia solar e nuclear é que os reatores nucleares podem gerar energia em qualquer ambiente", disse Werner. "A tecnologia de fissão nuclear não depende da luz solar, por isso é capaz de produzir grandes quantidades constantes de energia durante a noite ou em entornos hostis, como os da Lua e Marte", afirmou.

Como exemplo, ele indicou que um sistema de energia de fissão na Lua poderia gerar 40 kW ou mais, aproximadamente a quantidade de energia necessária para alimentar oito casas na Terra.

sábado, 27 de agosto de 2011

'Palavra': Die Glocke

Depois de um bom tempo sem postar, coloquei no BdA uma "Palavra do Editor" sobre um dispositivo que considero como sendo um dos mais incríveis – e bizarros – já construídos.

Sabe-se que os nazistas tentaram construir aeronaves em formato de disco. O objeto em questão, à primeira vista, pode parecer o projeto de uma aeronave não tripulada. Mas não se engane.

O Sino (em alemão, Die Glocke) está na lista de superarmas de Hitler (Wunderwaffe). Seu projeto era tão secreto, que até hoje não ficou claro se Hitler tinha conhecimento dele ou não.

O objeto é descrito como tendo a forma de um sino – daí seu nome –, feito de um metal duro e pesado, com 2,75 m de diâmetro e de 3,65 a 4,6 m de altura. O Sino conteria dois cilindros que giravam ao contrário um do outro e estariam cheios de uma substância parecida com mercúrio de cor violeta. O líquido metálico era chamado de Xerum 525 e era cuidadosamente armazenado em uma "garrafa térmica" fina com um metro de altura forrada com 3 cm de chumbo. Outras substâncias seriam empregadas nos experimentos e eram chamadas de "metais leves" (Leichtmetall), como peróxidos de tório e berílio.

Quando era operado, era acionado por apenas um ou dois minutos por consumir muita energia e pelos efeitos eletromagnéticos e radioativos. Vários cientistas morreram em sua primeira operação. Em testes subsequentes, plantas e animais como ratos foram expostos ao Sino e se decompuseram em forma de uma gosma escura sem apresentar a putrefação normal em questão de minutos ou horas após a exposição.

Durante os testes, o Sino emitia um brilho azul e o pessoal era mantido de a 150 ou 200 metros do Sino, protegidos por toneladas de rochas. Os técnicos mais próximos disseram sentir um gosto metálico na boca enquanto o aparelho estava ligado. A câmara na qual o dispositivo era testado era revestida com blocos de cerâmica e camadas de borracha. A borracha era retirada e queimada após cada teste e a câmara era lavada com salmoura por prisioneiros de campos de concentração próximos.

Não preciso dizer que é necessário um estômago um pouco forte para conhecer a história. E vou avisando: se você quer saber qual era a função do Sino, também é preciso mente aberta!

Clique na imagem abaixo e confira o post no BdA!

Processo seletivo EMCA 2012

A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA), de Taubaté, SP, divulgou o edital para o processo seletivo para 2012. Você pode baixá-lo aqui.

As inscrições terão início em 19 de setembro e vão até 21 de outubro e poderão ser feitas de segunda a sexta das 14h30 às 22h e aos sábados das 9h ás 11h na EMCA. Provavelmente, estarei lá atendendo aspirantes candidatos. Não haverá inscrições no dia 12 de outubro.

A Escola fica na rua Tomé Portes Del Rei, 507, Vila São José (perto da EMEF Dom José Antônio do Couto, ao lado da antiga Casa do Menor, na rua dos museus, e ao lado da Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo Alckmin – Fundação Paula Souza).

O aspirante candidato deverá, no mínimo, completar 17 anos até 31 de dezembro de 2012, possuir o ensino médio completo, não possuir diploma de curso superior e residir em Taubaté.

Para a inscrição, é necessário fotocópia e original do RG, do título de eleitor com comprovante da última eleição e de comprovante de residência. Além disso, o candidato também deve estar portando o comprovante do pagamento da taxa de inscrição. O boleto da taxa, de R$ 32,00, pode ser retirado na EMCA juntamente com o edital do processo seletivo e deve ser pago no caixa (exclui caixa eletrônico) de qualquer agência bancária.

A prova será realizada em 20 de novembro, domingo, das 7h30 às 12h30 na EMCA e na Escola Técnica Estadual (ETE) Dr. Geraldo Alckmin – Fundação Paula Souza. A prova consiste de 80 questões de múltipla escolha e uma redação. Há 20 questões de matemática, 20 de português, 20 de física e 20 de inglês. Cada questão vale 1 ponto e a redação vale 20 pontos (totalizando 100 pontos).

Os resultados serão divulgados em 15 de dezembro, quinta-feira, na EMCA e no site www.taubate.sp.gov.br.

O período de matrículas começa em 9 de janeiro de 2012, segunda, e se estende até 13 de janeiro, sexta. As matrículas poderão ser feitas das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h. As aulas terão início no dia 18 de janeiro, quarta, às 19h30.

O telefone da EMCA é (12) 36087579.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...