sábado, 9 de janeiro de 2010

Astrofísico dz que exoplaneta semelhante à Terra já foi um gigante gasoso

Segundo uma pesquisa liderada pelo astrofísico da NASA Brian Jackson, o exoplaneta Corot-7b –a coisa mais parecida com a Terra já vista fora do sistema Solar -, a 490 anos-luz daqui, deve ter sido um gigante do tamanho Júpiter, mas perdeu matéria ao longo do tempo até ficar apenas 70% maior do que a Terra. O "emagrecimento" do Corot-7b se deveu a sua proximidade sua estrela-mãe – meros 2,5 milhões de quilômetros.Concepção artística do planeta CoRoT-7b (Foto: ESO/AP)

Com temperaturas de até 2.000ºC, sua superfície teria pouca capacidade de reter uma atmosfera muito espessa.

Os estudo foi apresentado nesta quata na reunião da Sociedade Astrônomia Americana (AAS), em Washintom Washinton Washington. Jackson mostrou estimativas de quanta matéria o planeta vem perdendo. Invertendo o filme, tentou simular o planeta num passado distante.

Hoje, o planeta é rochoso e tem a massa de 5 Terras. Antes de começar a perder muito material, ele poderia até ser do tamanho de Júpiter, que tem 317 vezes a massa da Terra e é um gigante gasoso com um núcleo de rocha. No passado, o planeta pode ter sido mais frio pois sua órbita era um pouco mais distante.

"Corot-7b pode ser o primeiro de uma nova classe de planetas: núcleos remanescentes de evaporação", disse Jackson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...