quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sagitário A* (pelo Chandra)

A NASA divulgou nesta terça-feira uma imagem do Sagitário A* – um buraco negro com 14 anos-luz no centro da Via Láctea, a cerca de 26.000 anos-luz da Terra. Pelo nome, já se percebe que está na constelação de Sagitário. É visível a partir dos dois hemisférios da Terra e é supermaciço (possui uma massa muito maior que a da maioria das estrelas maciças, com cerca de cem massas solares).

Sagitário A* (Foto: NASA)

Os cientistas acreditam que as regiões centrais de quase todas as galáxias posuem um buraco negro supermaciço como este, de um milhão de massas solares ou mais.

Porém, de acordo com os astrônomos da NASA, este buraco negro é fraca. Seu combustível vem de ventos de estrelas jovens, relativamente distantes do Sagitário A*, onde sua influência gravitacional é fraca, tornando-se difícil a captura.

A imagem foi feita ao se utilizar diferentes faixas de energia de Raios-X do observatório da NASA Chandra e utilizando códigos coloridos para representá-las. Os dados são de uma série de observações que totalizam um milhão de segundos, ou cerca de 11,5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...