Hoje é o 50º aniversário do lançamento do Sputnik-5, que continha os primeiros seres vivos a viajar ao espaço e retornar vivos à Terra.
Os tripulantes da nave: 42 ratos e 2 cadelas – Belka e Strelka. Eles foram lançadas ao espaço em 19 de agosto de 1960 e retornaram no dia seguinte, após 17 órbitas.
Belka e Strelka viraram celebrities… não só na União Soviética, mas em todo o mundo. Meses depois, Strelka deu à luz seis filhotes saudáveis. Um deles, Pushinka, foi dado à Caroline Kennedy, filha do então presidente John Kennedy, como presente do líder soviético Nikita Khrushchev.
Com a missão, ficou provado que era possível ir ao espaço e voltar em segurança e, em 12 de abril de 1961 (menos de um ano depois), Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem no espaço.
Mas nem tudo foram flores… Antes de tudo isso, em 3 de novembro de 1957, a cadela Laika havia sido lançada no Sputnik-2. A cápsula foi danificada ao se desprender do foguete e Laika faleceu horas depois. Mesmo que os danos não tivessem ocorrido, os próprios cientistas da missão não estavam otimistas quanto ao voo. Eles queriam mais tempo, mas foram pressionados a lançar a missão com rapidez, para comemorar o aniversário da Revolução Russa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!