quinta-feira, 19 de agosto de 2010

50 anos do voo de Belka e Strelka

Hoje é o 50º aniversário do lançamento do Sputnik-5, que continha os primeiros seres vivos a viajar ao espaço e retornar vivos à Terra.

Os tripulantes da nave: 42 ratos e 2 cadelas – Belka e Strelka. Eles foram lançadas ao espaço em 19 de agosto de 1960 e retornaram no dia seguinte, após 17 órbitas.

Belka e Strelka viraram celebrities… não só na União Soviética, mas em todo o mundo. Meses depois, Strelka deu à luz seis filhotes saudáveis. Um deles, Pushinka, foi dado à Caroline Kennedy, filha do então presidente John Kennedy, como presente do líder soviético Nikita Khrushchev.

Belka e Strelka (Foto via R7)

Com a missão, ficou provado que era possível ir ao espaço e voltar em segurança e, em 12 de abril de 1961 (menos de um ano depois), Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem no espaço.

Mas nem tudo foram flores… Antes de tudo isso, em 3 de novembro de 1957, a cadela Laika havia sido lançada no Sputnik-2. A cápsula foi danificada ao se desprender do foguete e Laika faleceu horas depois. Mesmo que os danos não tivessem ocorrido, os próprios cientistas da missão não estavam otimistas quanto ao voo. Eles queriam mais tempo, mas foram pressionados a lançar a missão com rapidez, para comemorar o aniversário da Revolução Russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...