terça-feira, 3 de agosto de 2010

Erupção solar deve gerar aurora boreal ESTA NOITE

Após um período de descanso, o Sol parece estar voltando a seu auge de atividade. Na manhã de domingo, uma ejeção de massa coronal lançou plasma na direção da Terra. A erupção foi fotografada pelo Solar Dynamics Observatory (SDO), da NASA.

Imagem de raio-X do Sol obtida pelo SDO mostrando um filamento de plasma sendo lançado ao espaço como um arco negro próximo à extremidade superior direita (Foto: NASA)

O plasma deve chegar à Terra esta noite. Ao fazer isso, ele irá interagir com o campo magnético terrestre. As partículas seguiram uma rota traçada pelas linhas de força do campo magnético em direção aos polos e, ao passarem pela atmosfera, trombarão com átomos de nitrogênio e oxigênio, gerando o brilho característico das auroras.

Embora auroras sejam vistas somente em altas latitudes, tempestades geomagnéticas causadas por erupções solares potentes, como a de domingo, podem iluminar o céu em latitudes mais baixas. Se você está no norte dos Estados Unidos, deve olhar para o norte e procurar por cortinas de luz verde e vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...