segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Faixas sumidas de Júpiter estão voltando

"Tempestade" no cinturão equatorial de Júpiter; no detalhe, a listra que está ficando escura novamente (Foto: JPL/NASA, Universidade de Oxford, Berkeley, Observatório Gemini)Uma das características listras marrom-escuras de Júpiter que astrônomos amadores notaram ter ficado branca parece que estar recuperando sua cor original.

Nesta quinta, astrônomos anunciaram ter observado as primeiras imagens do reaparecimento da listra sumida.

Conhecida como Cinturão Equatorial Sul (SEB), a listra fica na parte ao sul da linha do equador do planeta e pode ser vista por telescópios amadores. Geralmente, é marrom, mas no último outono, ela sumiu – para alguns, ficou branca.

Essa mancha fez com que astrônomos amadores e profissionais de todo o mundo apontassem seus telescópios para Júpiter.

Depois de várias observações com os três telescópios no Havaí, cientistas agora dizem que a listra está reaparecendo aos poucos.

A foto ao lado foi tirada em 18 de novembro pelo telescópio Gemini North. Ela combina imagens em azul, vermelho e amarelo em uma composição de cores falsas, que mostra claramente a "tempestade" no SEB. E a listra, que está branca desde o outono, agora parece estar se tornando escura de novo.

Um comentário:

  1. O planeta Júpiter é realmente intrigante. A dinâmica de suas nuvens é bem caótica, imprevisível e surpreendente. As primeiras imagens próximas do planeta, pelas sondas enviadas por nós, nos revelaram uma surpreendente composição de eventos, e propriedades deste singular planeta.


    Visite: http://confinsdocosmos.wordpress.com e http://pensamentoempauta.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...