A maior parte da luz que um planeta ou estrela reflete/emite está nos comprimentos de onda infravermelha. Isso é um problema para nós: nossos olhos não enxergam tais ondas e atmosfera as barra quando vêm do espaço.
Por isso, nesta segunda, a NASA deve lançar o Wide-field Infrared Survey Explorer. (Pode chamar de WISE. Ele não liga.) O Explorador para Pesquisa de Infravermelho em Campo Amplo é um satélite de órbita polar que ficará a 480 km da superfície da Terra. Ele tem um telescópio de 16 polegadas e sensores infravermelhos que usará para fotografar todo o céu acada seis meses.
O WISE é um tipo de abre-alas para o James Webb Space Telescope (JWST, Telescópio Espacial James Webb), que deve ser lançado em 2014.
O WISE deve pegar o cargo do IRAS (Infrared Astronomy Satellite, Satélite de Astronomia Infravermelha), lançado em 1983. O IRAS foi responsável pelos primeiros mapas celestes de calor. Ele os fez com uma câmera de 62 pixels. A câmera do WISE tem 4 milhões. (Assim… Só para comparar…)
Para saber mais, clique aqui e confira o artigo no BdA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!