quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Soyuz TMA-17 chega à ISS

Tripulação da ISS conversando com os centros de controle (Foto: NASA)

Com gorros natalinos, a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) é fotografada enquanto conversa com suas bases na Rússia, Japão e Estados Unidos. A foto foi tirada no Módulo de Serviço Zvezda (na seção russa da ISS). Na frente estão o comandante de turno da ISS, o americano Jeffrey Williams (à direita) e o russo Maxim Suraev. À trás (da esquerda para a direita) estão o russo Oleg Kotov, comandante da Soyuz, o americano T.J. Creamer e o japonês Soichi Noguchi.

A ISS é habitada desde 2 de novembro de 2000. A uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, a estação orbita a Terra 16 vezes por dia a cerca de 400 km de altitude, monitorando 90% da superfície do planeta. A ISS é uma parceria das agências espaciais de EUA, Rússia, União Europeia, Japão e Canadá. Quando estiver concluída, em 2010, vai pesar 363 toneladas. A tripulação completa é composta por 6 astronautas/cosmonautas, com a missão de conduzir experimentos científicos e preparar futura exploração da Lua e de Marte.

Veja abaixo sequência de fotos mostrando a chegada da nave russa Soyuz TMA-17 à ISS, às 20h48 (de Brasília) desta terça-feira.

Soyuz se aproxima da Estação (Foto: NASA)Nave durante a manobra de aproximação do complexo(Foto: NASA)Soyuz se prepara para acoplagem (Foto: NASA)Nave russa pouco antes de se conectar à ISS (Foto: NASA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...