quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Aldrin no Brasil

Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar da Apollo 11 e segundo homem a pisar na Lua, chegou ao Brasil na terça-feira para uma visita de dois dias.

"A recepção foi bem melhor do que pousar na Lua. Lá não tinha ninguém me esperando", disse.

Aldrin chegou à cidade de Campos de Goytacazes (RJ) para um evento de comemoração dos 40 anos da missão da Apolo 11. 

Ele foi recebido por uma banda e uma apresentação de dança de alunos das escolas públicas da cidade. Ao lado dele estava a esposa, Louis Aldrin, e o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Buzz Aldrin contou batalha contra a depressão e o alcoolismo a jovens (Foto: Marília Juste / G1)

Depois da viagem à Lua, a tripulação da Apollo 11 fez uma viagem de relações públicas por diversos países. Quando chegou a vez de Brasil e Argentina, o grupo veio sem Aldrin. Ele precisou voltar aos Estados Unidos para outro compromisso e só retomou a viagem após a passagem por Buenos Aires.

Na noite desta terça-feira, no entanto, ele teve a oportunidade de retomar o tempo perdido e contar aos brasileiros suas experiências na Lua.

O americano já tinha visitado o Brasil para conhecer a base de lançamentos de foguetes de Alcântara, no Maranhão, mas não tinha ainda tido a oportunidade de fazer uma palestra.

Acompanhado por Pontes, Aldrin contou suas experiências nos projetos Gemini e Apollo no Teatro Municipal da cidade. Ele falou sobre os avanços na ciência e sobre como os jovens deveriam investir em seus sonhos.

"Pense em todas as coisas que aconteceram nos últimos 400 anos, desde que um ser humano, Galileu, olhou pela primeira vez através de um telescópio para Júpiter", disse Aldrin. "Durante minha infância, a palavra astronauta não existia e ir à Lua era possível apenas para personagens de ficção científica, como Flash Gordon."

Aldrin a bordo do módulo Eagle em 21 de julho de 1969, após ficar mais de duas horas e meia na superfície lunar (Foto: NASA)Buzz Aldrin na imagem que é uma das mais famosas da missão Apollo 11 (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre a visita de Aldrin ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...