sábado, 10 de abril de 2010

NASA faz fotos de Marte com ajuda de internautas

A NASA divulgou as primeiras fotografias de alta definição de locais em Marte sugeridos por internautas feitas pela câmera mais sofisticada da sonda MRO (Mars Reconaissance Orbiter, Orbitador de Reconhecimento de Marte). As imagens foram feitas pela "câmera do povo", apelido dado pela NASA à HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment, Experimento Científico de Imageamento em Alta Resolução).

Topografia próximo ao morro Zephyria Tholus, sugerida pela blogueira Emily Lakdawalla (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

A interatividade faz parte do HiWish, projeto lançado pela agência em janeiro. O projeto (clique aqui para ver e sugerir) permite que internautas indiquem locais no planeta para serem captados pela HiRISE. Para escolher, eles têm acesso a mapas de Marte e imagens de baixa definição feitas por outras câmeras da NASA.

Região de Deuteronilus Mensae (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

Os cientistas algumas das sugestões, de acordo com a relevância científica e com a posição da nave. Até o momento, já foram recebidas mais de mil sugestões.

Confira a galeria da BBC

"Algumas pessoas gostam de trens em miniatura ou de encenações de batalhas da Guerra Civil. O meu negócio é explorar Marte", diz James Secosky, um professor aposentado no Estado de Nova York, que teve uma das suas imagens selecionadas.

Dunas nos vales Samara (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

A HiRISE é um dos seis instrumentos a bordo da MRO e é operada pela Universidade do Arizona. Desde 2006, a HiRISE já fez 13 mil imagens de Marte, cobrindo dezenas de quilômetros quadrados. Porém, apenas 1% da superfície do planeta foi fotografada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...