sábado, 10 de abril de 2010

Primeira caminhada espacial da STS-131

Rick Mastracchio e Clayton Anderson realizaram nesta sexta-feira a primeira caminhada da missão STS-131 do Discovery na Estação Espacial Internacional (ISS).

Eles deixaram a câmara de descompressão às 2h41 (de Brasília) e trabalhararm no exterior da plataforma orbital durante 6 horas e 27 minutos. A atividade extra-veicular (AEV) terminou às 8h58 (de Brasília).

Mastracchio e Anderson durante AEV (Foto: NASA, Reuters)

O objetivo principal foi substituir um tanque de amoníaco. Mastracchio e Anderson desligaram as mangueiras do velho e desprenderam o novo do compartimento de carga do Discovery. Ele foi posicionado com a ajuda de um braço robótico operado por astronautas Jim Dutton e Stéphanie Wilson, dentro da Estação. Depois, Mastracchio e Clayton o fixaram.

O velho tanque será trazido à Terra no Discovery, cujo retorno está previsto para as 9h29 (de Brasília) de domingo, dia 18 de abril.

Durante a AEV, os astronautas retiraram resultados de experimentos japoneses colocadas em missões anteriores e ajustaram um giroscópio na viga principal da Estação.

 

"Astronautas fazem primeira caminhada espacial da STS-131", 10/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...