domingo, 18 de dezembro de 2011

Cometa Lovejoy sobrevive a passagem pelo Sol

O cometa Lovejoy, descoberto há apenas duas semanas, deveria ter se derretido na noite de quinta-feira, quando chegou perto de uma área do Sol na qual as temperaturas chegam às casas dos milhões de graus Celsius.

Astrônomos da NASA que acompanhavam o Lovejoy em tempo real com a ajuda de telescópios viram a coroa do Sol se ondular quando o cometa chegou perto da estrela e depois acompanharam, chocados, uma mancha brilhante aparecer do outro lado. O Lovejoy havia sobrevivido!

Pelo menos, parte dele… Apenas um décimo do cometa sobreviveu ao encontro, segundo W. Dean Pesnell, cientista do Observatório de Dinâmica Solar (SDO), sonda que acompanhou o encontro do cometa com o Sol.  E ele perdeu uma coisa bastante importante: a cauda. "Aparentemente, ela se quebrou e se manteve presa ao campo magnético solar", disse Pesnell.

 

Imagens do cometa Lovejoy próximo do Sol (Vídeo: Space.com)

O Lovejoy chegou a 121 mil quilômetros de distância da superfície solar. Para um objeto pequeno, descrito como uma bola de neve composta de gelo e poeira, o encontro seria fatal. Os astrônomos acreditam que isso não aconteceu porque provavelmente o cometa é maior do que supunham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...