Centenas de amostras da Lua e de meteoritos que a NASA empresta normalmente a pesquisadores desapareceram, revelou nesta quinta uma auditoria da agência.
Paul Martin, inspetor-geral da NASA, publicou um relatório detalhando a concessão de empréstimos aos pesquisadores que nunca utilizaram as amostras ou simplesmente perderam o controle de amostras raras que datam da primeira viagem dos Estados Unidos à Lua, em 1969.
Segundo o relatório, "517 materiais astronômicos emprestados se perderam ou foram roubados entre 1970 e junho de 2010".
Essas amostras incluem, entre outras, rochas e solo lunar, íons da camada externa do Sol, poeira de cometas e poeira cósmica da estratosfera terrestre.
"Estas amostras constituem um recurso raro e limitado e têm um papel importante na pesquisa e na educação", disse o informe.
Em março deste ano, a agência tinha mais de 26 mil amostras em empréstimo, de uma coleção de 140 mil peças da Lua, 18 mil amostras de meteoritos e 5 mil amostras de poeira cósmica e de cometas.
A NASA deve identificar melhor as peças de sua propriedade e elaborar um inventário anual para evitar estas perdas, recomendou o documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!