sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Eu juro que estava aqui!

Centenas de amostras da Lua e de meteoritos que a NASA empresta normalmente a pesquisadores desapareceram, revelou nesta quinta uma auditoria da agência.

Paul Martin, inspetor-geral da NASA, publicou um relatório detalhando a concessão de empréstimos aos pesquisadores que nunca utilizaram as amostras ou simplesmente perderam o controle de amostras raras que datam da primeira viagem dos Estados Unidos à Lua, em 1969.

Segundo o relatório, "517 materiais astronômicos emprestados se perderam ou foram roubados entre 1970 e junho de 2010".

Essas amostras incluem, entre outras, rochas e solo lunar, íons da camada externa do Sol, poeira de cometas e poeira cósmica da estratosfera terrestre.

"Estas amostras constituem um recurso raro e limitado e têm um papel importante na pesquisa e na educação", disse o informe.

Em março deste ano, a agência tinha mais de 26 mil amostras em empréstimo, de uma coleção de 140 mil peças da Lua, 18 mil amostras de meteoritos e 5 mil amostras de poeira cósmica e de cometas.

A NASA deve identificar melhor as peças de sua propriedade e elaborar um inventário anual para evitar estas perdas, recomendou o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...