sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dragon será primeira nave privada na ISS

A primeira acoplagem de uma nave espacial privada com a Estação Espacial Internacional já tem data marcada: 7 de fevereiro de 2012. A anúncio foi feito pela NASA nesta sexta.

A manobra pioneira será realizada pela nave Dragon, da empresa de exploração espacial privada Space Exploration Technologies (SpaceX).

A missão é considerada de testes Serão avaliados sistemas, engrenagens e, principalmente, o sistema de acoplagem da nave Dragon à ISS.

A NASA, porém, não deve esperar muito mais tempo para que as missões "de verdade" comecem a acontecer.

Concepção artística da Dragon se aproximando da ISS (Foto: SpaceX)

Sem naves tripuladas próprias desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, os sobrinhos de Sam pagam para voar nas naves russas Soyuz. Cada viagem de ida e volta fica em torno de US$ 60 milhões.

A administração Obama resolveu que, até que a nova geração de naves da NASA fique pronta, o que só deve acontecer entre 2019 e 2020, o governo irá incentivar o desenvolvimento de naves por empresas privadas e depois pagará para usá-las.

Em dois anos, a NASA distribuiu algumas centenas de milhares de dólares para algumas empresas selecionadas, sendo a SpaceX uma das principais.

As empresas ficam responsáveis pelo transporte de cargas e astronautas à órbita baixa da Terra, i.e. Estação, mas para missões no "espaço profundo", como uma viagem a Marte, continuam sob responsabilidade direta da NASA.

Para grandes missões, como o uma eventual ida à Marte, a chamada exploração do espaço profundo, o trabalho ainda ficaria sob responsabilidade de naves da NASA.

Ilustração da Dragon acoplada à ISS (Foto: SpaceX)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...