quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Voyager 1 começa a sair do Sistema Solar

A sonda espacial Voyager 1, engenho humano se encontra mais distante da Terra no momento, entrou na fronteira de nosso Sistema Solar e pode chegar ao desconhecido espaço interestelar em questão de meses.

A Voyager 1 foi lançada pela NASA em setembro 1977 e agora está deixando a heliosfera, região aonde chegam as partículas energéticas emitidas pelo Sol e que protege os planetas das radiações do espaço exterior.

Ilustração da sonda Voyager 1 (Foto: NASA)

A Voyager já percorreu quase 18 bilhões de quilômetros. Parece muito? A distância até a estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, é de quase 40 trilhões de quilômetros.

Segundo a NASA, poderia superar a barreira da heliosfera e a influência de seu campo magnético em "alguns poucos meses ou anos".

"Descobrimos que o vento solar é lento nesta região e sopra de forma errática. Pela primeira vez, até se movimenta para trás. Estamos viajando por um território completamente novo"", disse Rob Decker, um dos responsáveis pelos instrumentos de medição da sonda.

"Não deveríamos esperar muito para investigar como de verdade é o espaço entre as estrelas", indicou Ed Stone, cientista do projeto Voyager no Instituto Tecnológico de Pasadena, Califórnia.

A sonda Voyager 2, gêmea da Voyager 1, foi lançada em agosto de 1977 e atualmente está a 15 bilhões de quilômetros da Terra. Ambas as máquinas continuam com boas condições de conservação.

Desde meados de 2010, a sonda 1 detectou uma redução das partículas energéticas emitidas do Sol, que agora são duas vezes menos abundantes que nos cinco anos anteriores, enquanto detectou um fluxo 100 vezes maior de elétrons do espaço interestelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...