domingo, 18 de dezembro de 2011

Phobos-Grunt: Sai de baixo!

Em 9 de novembro a Rússia lançou a sonda Phobos-Grunt rumo à lua marciana Fobos. A sonda não teve sucesso na viagem e acabou ficando presa na órbita terrestre.

Desde então a Roscosmos, agência espacial russa, e a ESA, Agência Espacial Europeia, estão tentando mandá-la para seu destino original – o que não tem dado muito certo.

Nesta sexta, Pela primeira vez, a Roscosmos admitiu que a sonda de US$ 170 milhões irá cair.

A agência informou que espera que a Phobos-Grunt caia na Terra entre 6 e 19 de janeiro. Só será possível saber o local da queda poucos dias antes. A sonda tem 13,2 toneladas, mas, no máximo, apenas 200 kg chegarão ao chão em 20 a 30 fragmentos.

A maior parte da massa da sonda é composta por um combustível extremamente tóxico: hidrazina. Segundo especialistas, caso o combustível se congele, uma parte dele poderia ser derramada na Terra, representando um grande perigo se fosse lançado em áreas populosas.

A Roscosmos, porém, afirma ter certeza de que o combustível vai se queimar na reentrada, a cerca de 100 quilômetros do solo, não representando perigo.

A agência também afirma que 10 kg de Cobalto-57, material radioativo contido na Phobos-Grunt, também não representam ameaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...