quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Estrela gira a 2 milhões de km/h

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriram a estrela que gira mais rápido: VFTS 102 tem uma rotação de 2 milhões de quilômetros por hora – velocidade 300 vezes superior à do Sol ao fazer o mesmo movimento – e está próxima de ser desfeita por ação das forças centrífugas.

A descoberta foi feita através do Telescópio Muito Grande (VLT), no Observatório do Monte Paranal, no Chile. Os cientistas pesquisavam a região da Nebulosa da Tarântula, uma formação de poeira e gás localizada na Grande Nuvem de Magalhães, uma das galáxias satélites da Via Láctea.

VFTS 102 está a 160 mil anos-luz, tem uma massa 25 vezes maior que a do Sol e chega a brilhar 100 mil vezes mais. Sua velocidade ao percorrer o espaço também impressiona os especialistas, que acreditam que o astro possa ter sido ejetado de um sistema de estrelas duplas.

Ilustração da estrela de rotação mais rápida conhecida, em azul (Foto: G. Bacon/ESA/NASA)

Segundo esta hipótese, uma das estrelas teria explodido sob a forma de uma supernova, expulsando a companheira VFTS 102 da região. A prova pode estar na presença de resquícios de supernova próximos à região observada pelos cientistas na Grande Nuvem de Magalhães, além de um pulsar – uma estrela muito pequena e com muita massa, que poderia ter sido originada após a explosão.

Leia mais no BdA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...