terça-feira, 2 de março de 2010

Mais água na Lua!

O radar Mini-SAR, da NASA, abordo da sonda Chandrayaan-1 (um satélite lançado em outubro de 2008 que deve orbitar dois anos ao redor da Lua), da ISRO, detectou crateras próximas ap polo Norte da Lua cheias de gelo. As crateras têm de 1,6 a 15 km de diâmetro.

Imagem da sonda mostra as 40 crateras novas (vermelho) e irregulares (verde) com gelo encontradas no polo Norte da Lua (Foto: NASA)

"Embora o total de gelo dependa da espessura em cada cratera, estima-se que poderá haver pelo menos 600 milhões de toneladas métricas de água congelada", informou a NASA.

“O quadro que está emergindo das diversas medições, e dos dados dos intrumentos das missões lunares, indica que a criação, migração, depósito e retenção de água estão ocorrendo na Lua”, afirmou Paul Spudis, principal pesquisador do Mini-SAR no Lunar and Planetary Institute de Houston.

O achado "mostra que a Lua é um destino mais interessante e atraente no aspecto científico, operacional e de exploração do que as pessoas pensavam anteriormente", disse.

O Mini-SAR, um radar com menos de 10 kg, passou o último ano mapeando as crateras lunares permanentemente na sombra e invisíveis da Terra, usando as propriedades de polarização das ondas de rádio.

As descobertas do radar, que serão divulgadas em detalhes no Geophysical Research Letters, seguem as descobertas de outros instrumentos da NASA e se somam às informações sobre as diversas formas de água encontradas na Lua.

O Moon Mineralogy Mapper (da NASA), também a bordo do Chandrayaan-1, descobriu moléculas de água nos polos da Lua, enquanto o Lunar Crater Observation and Sensing Satellite (LCrOSS) da NASA encontrou vapor de água.

Os cientistas indianos da missão Chandrayaan-1 confirmaram as descobertas após a análise das ondas luminosas captadas pelos instrumentos norte-americanos.

2 comentários:

  1. Existem teorias que a lua era uma parte da terra que de alguma forma se "desprendeu" da terra,com tanto gelo na lua pode ser verdade.. Mas como ela se desprendeu,de que maneira?Eis a questão.

    ResponderExcluir
  2. @NandoGordinho
    Uma teoria muito pouco aceita diz que logo após sua formação, a Terra possuía uma rotação muito rápida. A força centrífuga teria feito com que uma massa se desprendesse da região equatorial - onde a velocidade de rotação é maior -, formando a Lua.
    A deia mais aceita é a de que, após sua formação, a Terra foi atingida por um outro planeta, do tamanho de Marte. O choque retirou parte da Terra - que formou a Lua.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...